BEM-VINDO AO BLOG DE INÊS

ESTE BLOG É PARA A SUA ATUALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

1 Registro Diário dos Pensamentos Disfuncionais (RPD)

Registro de Pensamentos Disfuncionais (RPD) – Compulsão Alimentar.
Data
Hora
Situação
Pensamento
Sentimento
Comportamento












Data
Hora
Situação
Pensamento
Sentimento
Comportamento


















2 Modelo de Cinco Partes

Modelo de cinco partes


1- Mudanças ambientais/Situações de vida:



2- Reações físicas:



3- Humor:



4- Comportamento:



5- Pensamentos:



3 Estabelecimento da Rotina


Meu DIA










MANHÃ


1:00
2:00
3:00
4:00
5:00
6:00
7:00
8:00
9:00
10:00
11:00
12:00


TARDE

13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00

NOITE


19:00
20:00
21:00
22:00
23:00
24:00






4 Inventário de depressão e ansiedade de Greenberger e Padesky


















































MATERIAIS UTILIZADOS NAS SESSÕES PARA ADULTO
Sessão: Data:
ESTABELECENDO A AGENDA

1______________________________________________________

2______________________________________________________

3______________________________________________________

4______________________________________________________

5______________________________________________________

6______________________________________________________

7______________________________________________________

8______________________________________________________

9______________________________________________________

10_____________________________________________________
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática
INVENTÁRIO DE ANSIEDADE

Circule o número, em cada item, que melhor descreve o quanto você experimentou cada sintoma na ultima semana.


Nem um pouco
Às vezes
Frequentemente
A maior parte do tempo
1. Nervosismo
0
1
2
3
2. Preocupação freqüente
0
1
2
3
3. Tremores,espasmos musculares
0
1
2
3
4. Tensão muscular, dores muscular
0
1
2
3
5.Inquietação
0
1
2
3
6.Cansaço fácil
0
1
2
3
7.Respiração superficial
0
1
2
3
8.Batimento cardíaco acelerado
0
1
2
3
9.Transpiração não devido a calor
0
1
2
3
10.Boca seca
0
1
2
3
11.Tonteira,vertigem
0
1
2
3
12.Náusea, diarréia ou problemas estomacais
0
1
2
3
13.Urinação freqüente
0
1
2
3
14.Rubores (calores) ou cala frios
0
1
2
3
15.Dificuldade de engolir ou “bola na garganta”.
0
1
2
3
16.Sentindo-se tenso ou excitado
0
1
2
3
17.Facilmente assustado
0
1
2
3
18.Dificuldade de concentração
0
1
2
3
19.Dificuldade para pegar no sono ou dormir
0
1
2
3
20.Irritabilidade
0
1
2
3
21.Evitando lugares onde posso ficar ansioso
0
1
2
3
22.Pensamentos freqüente de perigo
0
1
2
3
23.Vendo-se incapaz de lidar com as dificuldades
0
1
2
3
24.Pensamentos freqüentes de algo terrível ira acontecer
0
1
2
3
Fonte: “ A mente vencendo o humor”




Fonte: GREENBERG E PADESKY- A mente vencendo o humor.


















Escores do inventário de ansiedade

Escore










72










69










66










63










60










57










54










51










48










45










42










39










36










33










30










27










24










21










18










15










12










09










06










03










0










Data










Fonte: GREENBERG E PADESKY- A mente vencendo o humor.


















Registro de pensamentos automáticos

Data
Situação
Pensamento automático
Reação





















































































Fonte: GREENBERG E PADESKY- A mente vencendo o humor














Sessão: Data:

Bons pensamentos sobre mim

Preencha os balões de pensamentos escrevendo os pensamentos bons que você tem de si mesmo (a).


Fonte: Bons pensamentos bons sentimentos- Manual de TCC para crianças e adolescentes.
Sessão: Data:

Pensamentos desagradáveis sobre mim

Preencha os balões de pensamentos escrevendo os pensamentos desagradáveis que você tem sobre si mesmo (a).
Fonte: Bons pensamentos bons sentimentos- Manual de TCC para crianças e adolescentes.

Lista de metas para terapia

Data __/__/__ Sessão n° _____



Meta n° 01 ___________________________________________________
____________________________________________________________

Meta n° 02 ___________________________________________________
____________________________________________________________

Meta n° 03 ___________________________________________________
____________________________________________________________

Meta n° 04 ___________________________________________________
____________________________________________________________
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática






Relatório da terapia DATA ___/___/___
SESSÃO Nº______

1- O que você vivenciou hoje que é importante você lembrar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

2- Quanto você sentiu que pode confiar em seu terapeuta hoje?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

3-Houve qualquer coisa que incomodou você em relação a terapia hoje? Se houve
o que foi?
___________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Quanta tarefa de casa você fez para a terapia hoje? Quão disposta você está a
fazer nova tarefa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- O que você deseja certificar-se de abordar na próxima sessão?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática













Sessão: Data:

Vantagens de diminuir gradativamente a terapia


_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________






Desvantagens Reestruturação

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________

_______________________ ________________________
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática




Sessão: Data:

Progresso na terapia







TEMPO (SESSÕES)

Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática

Sessão: Data:

Cartão de enfrentamento

O que eu posso fazer em caso de recaída?













Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática




Sessão: Data:

GUIA PARA AS SESSÕES DE AUTO TERAPIA

1- Estabelecendo o roteiro
• sobre que tópicos ou situações importantes eu deveria pensar?

2- Revisar a tarefa de casa
• o que eu aprendi na terapia que posso usar sozinha?
• quando eu não fiz a tarefa de casa, em que isso me atrapalhou?
• o que eu posso fazer para não deixar de realizar as tarefas de casa?
• o que eu devo continuar a fazer como tarefa de casa?

3- Revisão da (s) semana (s) passada (s)
• além da tarefa de casa especifica, eu usei alguma ferramenta da terapia cognitiva (técnicas de relaxamento, registro de pensamento, inventário de ansiedade, leituras etc)?
• olhando para trás, seria mais vantajoso ter usado as ferramentas da terapia cognitiva?
• como eu lembrarei de usar as ferramentas da próxima vez?
• que coisas positivas aconteceram durante esta semana?
• algum problema surgiu? Eu soube administrá-lo ( de 0 a 100%)? Se o problema surgir novamente como o manejarei da próxima vez?

4- Pense sobre tópicos ou situações problemáticas atuais
• estou vendo esse problema de forma realista? Estou reagindo a ele exageradamente?
• há um outro modo de ver isso
• o que eu deveria fazer?


5- Prever problemas possíveis que podem ocorrer entre esse momento e a próxima sessão e pensar em como resolvê-los.

6- Pensar em caso de precisar de novas sessões
• em que circunstância deveria marcar nova sessão?
• quanto tempo deveria passar?
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática
















MATERIAIS UTILIZADOS NAS SESSÕES PARA CRIANÇA
Sessão: Data:
A charada SE/ENTÃO

Experimente a charada SE/ENTÃO. O que você acha que vai acontecer.


SE eu sou bom ENTÃO:


SE eu arranjo problemas ENTÃO:


SE eu cometo erros ENTÃO:


SE eu faço as coisas correto ENTÃO:


SE eu tenho amigos ENTÃO:


SE as pessoas gostam de mim ENTÃO:


SE eu faço as pessoas felizes ENTÃO:


SE eu deixo meus pais triste ENTÃO:


SE eu não sou gentil ENTÃO:


SE eu sou agradável com meus coleguinhas ENTÃO:


Fonte: Bons pensamentos bons sentimentos- Manual de TCC para crianças e adolescentes.








Sessão: Data:

O que penso, o que faço, como me sinto

Estes são PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, ou o que FAÇO?


Vou fazer isso errado:

Raiva:

Tristeza:

Ir para a escola:

Brincar com os colegas:

Isso é muito bom:

Sou bom em fazer as pessoas rirem:

Contrariado:

Ficar sozinho:

As pessoas não gostam de mim:

Tomar um banho:

Feliz:

Tomar sorvete:

Ninguém jamais vai querer ser meu amigo:

Estressado:

Com medo:

Nunca vou passar nas provas:

Ir ao shopping:

Gosto de comer:

Gosto muito da minha avó:

Fonte: Bons pensamentos bons sentimentos- Manual de TCC para crianças e adolescentes.




Sessão: Data:

Termômetro do humor

Use a escala para indicar como você está se sentindo hoje.


10 ótimo

9

8

7 excelente

6

5

4 bom

3

2

1 muito mau


Fonte: Bons pensamentos bons sentimentos- Manual de TCC para crianças e adolescentes.









Sessão: Data:

Identifique os estados de humor dos rostos abaixo:


_________________________________

_________________________________

__________________________________

________________________________
________________________________

Fonte: FRIEDBERG, Robert D.- A pratica clinica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes.


















Sessão: Data:

Informe o que o garoto está pensando:












Fonte: FRIEDBERG, Robert D.- A pratica clinica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes.
Sessão: Data:

Informe o que o garoto está pensando e desenhe o rosto dele.









Fonte: FRIEDBERG, Robert D.- A pratica clinica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes.
CONTROLE DE CONTINGÊNCIA UTILIZADO NAS SESSÕES




Comportamentos positivos

* fazer as atividades da terapia.

*não pular no sofá.

*se concentrar nas atividades da terapia.

* fazer o que a psicóloga pedir.

* brincar apenas na hora que terminar todas as atividades da terapia.

* esperar a hora para brincar.

* se comportar direitinho na recepção quando for encontrar a mãe ao termino da sessão.




Comportamentos negativos

* não fazer as atividades da terapia.

* pular no sofá.

* ficar agitado na hora de fazer as atividades da terapia

* fazer de conta que não está ouvindo o que a psicóloga está pedindo.

* pedir o brinquedo antes de terminar as atividades da terapia.

* ficar insistindo para brincar antes da hora.

* ficar agitado, sentando no chão, indo diversas vezes ao bebedouro, fazendo barulho quando encontrar a mãe na recepção ao término da sessão.

















Comportamentos positivos























Comportamentos negativos

Nenhum comentário: