1 Registro Diário dos Pensamentos Disfuncionais (RPD)
Registro de Pensamentos Disfuncionais (RPD) – Compulsão Alimentar.
Data
Hora
Situação
Pensamento
Sentimento
Comportamento
Data
Hora
Situação
Pensamento
Sentimento
Comportamento
2 Modelo de Cinco Partes
Modelo de cinco partes
1- Mudanças ambientais/Situações de vida:
2- Reações físicas:
3- Humor:
4- Comportamento:
5- Pensamentos:
3 Estabelecimento da Rotina
Meu DIA
MANHÃ
1:00
2:00
3:00
4:00
5:00
6:00
7:00
8:00
9:00
10:00
11:00
12:00
TARDE
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
NOITE
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00
24:00
4 Inventário de depressão e ansiedade de Greenberger e Padesky
MATERIAIS UTILIZADOS NAS SESSÕES PARA ADULTO
Sessão: Data:
ESTABELECENDO A AGENDA
1______________________________________________________
2______________________________________________________
3______________________________________________________
4______________________________________________________
5______________________________________________________
6______________________________________________________
7______________________________________________________
8______________________________________________________
9______________________________________________________
10_____________________________________________________
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática
INVENTÁRIO DE ANSIEDADE
Circule o número, em cada item, que melhor descreve o quanto você experimentou cada sintoma na ultima semana.
Nem um pouco
Às vezes
Frequentemente
A maior parte do tempo
1. Nervosismo
0
1
2
3
2. Preocupação freqüente
0
1
2
3
3. Tremores,espasmos musculares
0
1
2
3
4. Tensão muscular, dores muscular
0
1
2
3
5.Inquietação
0
1
2
3
6.Cansaço fácil
0
1
2
3
7.Respiração superficial
0
1
2
3
8.Batimento cardíaco acelerado
0
1
2
3
9.Transpiração não devido a calor
0
1
2
3
10.Boca seca
0
1
2
3
11.Tonteira,vertigem
0
1
2
3
12.Náusea, diarréia ou problemas estomacais
0
1
2
3
13.Urinação freqüente
0
1
2
3
14.Rubores (calores) ou cala frios
0
1
2
3
15.Dificuldade de engolir ou “bola na garganta”.
0
1
2
3
16.Sentindo-se tenso ou excitado
0
1
2
3
17.Facilmente assustado
0
1
2
3
18.Dificuldade de concentração
0
1
2
3
19.Dificuldade para pegar no sono ou dormir
0
1
2
3
20.Irritabilidade
0
1
2
3
21.Evitando lugares onde posso ficar ansioso
0
1
2
3
22.Pensamentos freqüente de perigo
0
1
2
3
23.Vendo-se incapaz de lidar com as dificuldades
0
1
2
3
24.Pensamentos freqüentes de algo terrível ira acontecer
0
1
2
3
Fonte: “ A mente vencendo o humor”
Fonte: GREENBERG E PADESKY- A mente vencendo o humor.
Escores do inventário de ansiedade
Escore
72
69
66
63
60
57
54
51
48
45
42
39
36
33
30
27
24
21
18
15
12
09
06
03
0
Data
Fonte: GREENBERG E PADESKY- A mente vencendo o humor.
Registro de pensamentos automáticos
Data
Situação
Pensamento automático
Reação
Fonte: GREENBERG E PADESKY- A mente vencendo o humor
Sessão: Data:
Bons pensamentos sobre mim
Preencha os balões de pensamentos escrevendo os pensamentos bons que você tem de si mesmo (a).
Fonte: Bons pensamentos bons sentimentos- Manual de TCC para crianças e adolescentes.
Sessão: Data:
Pensamentos desagradáveis sobre mim
Preencha os balões de pensamentos escrevendo os pensamentos desagradáveis que você tem sobre si mesmo (a).
Fonte: Bons pensamentos bons sentimentos- Manual de TCC para crianças e adolescentes.
Lista de metas para terapia
Data __/__/__ Sessão n° _____
Meta n° 01 ___________________________________________________
____________________________________________________________
Meta n° 02 ___________________________________________________
____________________________________________________________
Meta n° 03 ___________________________________________________
____________________________________________________________
Meta n° 04 ___________________________________________________
____________________________________________________________
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática
Relatório da terapia DATA ___/___/___
SESSÃO Nº______
1- O que você vivenciou hoje que é importante você lembrar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
2- Quanto você sentiu que pode confiar em seu terapeuta hoje?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3-Houve qualquer coisa que incomodou você em relação a terapia hoje? Se houve
o que foi?
___________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Quanta tarefa de casa você fez para a terapia hoje? Quão disposta você está a
fazer nova tarefa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- O que você deseja certificar-se de abordar na próxima sessão?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática
Sessão: Data:
Vantagens de diminuir gradativamente a terapia
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
Desvantagens Reestruturação
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
_______________________ ________________________
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática
Sessão: Data:
Progresso na terapia
TEMPO (SESSÕES)
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática
Sessão: Data:
Cartão de enfrentamento
O que eu posso fazer em caso de recaída?
1°
2°
3°
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática
Sessão: Data:
GUIA PARA AS SESSÕES DE AUTO TERAPIA
1- Estabelecendo o roteiro
• sobre que tópicos ou situações importantes eu deveria pensar?
2- Revisar a tarefa de casa
• o que eu aprendi na terapia que posso usar sozinha?
• quando eu não fiz a tarefa de casa, em que isso me atrapalhou?
• o que eu posso fazer para não deixar de realizar as tarefas de casa?
• o que eu devo continuar a fazer como tarefa de casa?
3- Revisão da (s) semana (s) passada (s)
• além da tarefa de casa especifica, eu usei alguma ferramenta da terapia cognitiva (técnicas de relaxamento, registro de pensamento, inventário de ansiedade, leituras etc)?
• olhando para trás, seria mais vantajoso ter usado as ferramentas da terapia cognitiva?
• como eu lembrarei de usar as ferramentas da próxima vez?
• que coisas positivas aconteceram durante esta semana?
• algum problema surgiu? Eu soube administrá-lo ( de 0 a 100%)? Se o problema surgir novamente como o manejarei da próxima vez?
4- Pense sobre tópicos ou situações problemáticas atuais
• estou vendo esse problema de forma realista? Estou reagindo a ele exageradamente?
• há um outro modo de ver isso
• o que eu deveria fazer?
5- Prever problemas possíveis que podem ocorrer entre esse momento e a próxima sessão e pensar em como resolvê-los.
6- Pensar em caso de precisar de novas sessões
• em que circunstância deveria marcar nova sessão?
• quanto tempo deveria passar?
Fonte: BECK, Judith- Terapia Cognitiva: Teoria e Prática
MATERIAIS UTILIZADOS NAS SESSÕES PARA CRIANÇA
Sessão: Data:
A charada SE/ENTÃO
Experimente a charada SE/ENTÃO. O que você acha que vai acontecer.
SE eu sou bom ENTÃO:
SE eu arranjo problemas ENTÃO:
SE eu cometo erros ENTÃO:
SE eu faço as coisas correto ENTÃO:
SE eu tenho amigos ENTÃO:
SE as pessoas gostam de mim ENTÃO:
SE eu faço as pessoas felizes ENTÃO:
SE eu deixo meus pais triste ENTÃO:
SE eu não sou gentil ENTÃO:
SE eu sou agradável com meus coleguinhas ENTÃO:
Fonte: Bons pensamentos bons sentimentos- Manual de TCC para crianças e adolescentes.
Sessão: Data:
O que penso, o que faço, como me sinto
Estes são PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, ou o que FAÇO?
Vou fazer isso errado:
Raiva:
Tristeza:
Ir para a escola:
Brincar com os colegas:
Isso é muito bom:
Sou bom em fazer as pessoas rirem:
Contrariado:
Ficar sozinho:
As pessoas não gostam de mim:
Tomar um banho:
Feliz:
Tomar sorvete:
Ninguém jamais vai querer ser meu amigo:
Estressado:
Com medo:
Nunca vou passar nas provas:
Ir ao shopping:
Gosto de comer:
Gosto muito da minha avó:
Fonte: Bons pensamentos bons sentimentos- Manual de TCC para crianças e adolescentes.
Sessão: Data:
Termômetro do humor
Use a escala para indicar como você está se sentindo hoje.
10 ótimo
9
8
7 excelente
6
5
4 bom
3
2
1 muito mau
Fonte: Bons pensamentos bons sentimentos- Manual de TCC para crianças e adolescentes.
Sessão: Data:
Identifique os estados de humor dos rostos abaixo:
_________________________________
_________________________________
__________________________________
________________________________
________________________________
Fonte: FRIEDBERG, Robert D.- A pratica clinica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes.
Sessão: Data:
Informe o que o garoto está pensando:
Fonte: FRIEDBERG, Robert D.- A pratica clinica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes.
Sessão: Data:
Informe o que o garoto está pensando e desenhe o rosto dele.
Fonte: FRIEDBERG, Robert D.- A pratica clinica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes.
CONTROLE DE CONTINGÊNCIA UTILIZADO NAS SESSÕES
Comportamentos positivos
* fazer as atividades da terapia.
*não pular no sofá.
*se concentrar nas atividades da terapia.
* fazer o que a psicóloga pedir.
* brincar apenas na hora que terminar todas as atividades da terapia.
* esperar a hora para brincar.
* se comportar direitinho na recepção quando for encontrar a mãe ao termino da sessão.
Comportamentos negativos
* não fazer as atividades da terapia.
* pular no sofá.
* ficar agitado na hora de fazer as atividades da terapia
* fazer de conta que não está ouvindo o que a psicóloga está pedindo.
* pedir o brinquedo antes de terminar as atividades da terapia.
* ficar insistindo para brincar antes da hora.
* ficar agitado, sentando no chão, indo diversas vezes ao bebedouro, fazendo barulho quando encontrar a mãe na recepção ao término da sessão.
Comportamentos positivos
Comportamentos negativos
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domingo, 1 de fevereiro de 2009
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